liceu de Castelo Branco 1974

Um espaço de partilha da Geração de Abril dos antigos alunos do Liceu de Nuno Álvares

segunda-feira, maio 18, 2009

LEMBRAR A HISTÓRIA E REPOR OS FACTOS - ABRIL74

No post “Malta, toca a entrar no blog!” de 30 de Abril de 2005 e na rubrica “Nos 31 anos da Revolução, Alunos de 74 voltam ao Liceu”, o final da “peça” refere aquela Associação de estudantes eleita no calor da revolução, em que foram eleitos por aclamação e muito bem o Carrilho (que já merece uma homenagem de todos nós), o Afonso Camões, o Luís Rosa, o Jaime, o Jorge Batista, etc , pois eram aqueles que lideravam e tinham mais protagonismo.
No ano seguinte (1975), concorreram três listas a lista A (MRPP), a lista B (MES/CDU) e a Lista C (CDS). A Lista A venceu as primeiras eleições por escrutínio secreto para a Associação de Estudantes, cuja Lista vou fazer-vos relembrar os comunicados a stencil:

Como Presidente da Direcção José Ramos, como vices e secretários: Anibal Vilela, Jaime de Jesus, Graça Beirão, António Duarte, António José Duarte, Emília Lourenço e Manuel Alcéu.
Na Mesa da RGA como Presidente: Joaquim Moisés e adjuntos: Carlos Passarão e José Augusto.
No Conselho Fiscal como presidente :Rui Orlando e secretária: Fátima Gardete.
Estou a repor os factos à altura, não por ter sido colocado o nome do Jaime de Jesus como Presidente da 1ª Associação, de quem eu sou e somos todos amigos (um abraço Jaime e boas melhoras), mas para que a história seja contada na sua vertente verdadeira. E faço desde já um desafio a todos, para trazerem histórias daquela época, para que todos tenhamos a oportunidade de fazer despertar as memórias que se alojam no sótão do nosso cérebro. É bom relembrar o passado e por vezes é só necessário um click.
Já agora deixo a lista da Comissão de Gestão dos alunos do nosso Liceu, que também foi eleita em 1975:
Nuno Vieira, João Goulão, Carlos Fernandes (Passarão), António Duarte (retornado) e Joaquim Moisés.
Quero ainda dar os parabéns à comissão 2009 pelo EXCELENTE programa, que nos presenteou, enfim não tenho palavras para descrever o que vivi naquele dia de reencontro, mas acho que vocês arranjaram um grande problema para a Comissão de 2011, porque a fasquia está muito elevada. Força “rodinhas” tens muito que trabalhar. Um grande abraço para todos e em especial para a nova comissão.

PS: Alguém se lembra do primeiro convívio no Restaurante Europa? Quem era a comissão da altura? Vá lá alguém que responda, vamos dar movimento histórico a este "blog".

JOSÉ RAMOS