liceu de Castelo Branco 1974

Um espaço de partilha da Geração de Abril dos antigos alunos do Liceu de Nuno Álvares

domingo, abril 29, 2007

ENCONTRO DE 28/04/2007 (SENTIMENTOS)

Ora vivam, meus Amigos,
Cá estou, de volta deste creio já 5º encontro bienal, o primeiro ocorrido em 1999, nos 25 do 25 de Abril, no meu caso 0 2º, em termos de participação e, creio, o definitivo de um nunca mais faltar.
É verdade, desta vez, senti o espírito do Liceu de 74.
Razão? Talvez, ter sentido que o mesmo só se alcança indo apenas comigo mesmo, e para estar com os meus colegas da altura.
Experiência única, aquela de ir falando e, à medida que nos enturmamos, começamos a recordar caras, atitudes, dixotes, enfim, um sem número de bons sentimentos.
Fabulosa a recepção, no Liceu, ao recordar o fotógrafo de serviço, que hoje mesmo comemora os seus 83 anos (cantámos em uníssono os parabéns às 00h01), o fotógrafo Barata, que já o era na altura, dos eventos sociais. A mesma carinha, a mesma energia, física e mental. Quando fôr grande, já sei como me conservar: passar a fotografar.
A aula, voltámos às aulas malta!, com a Profª Adelaide Salvado, e na Biblioteca (só faltou estar presente o Sr. Baltasar, contínuo e o filho dele, meu colega do 5º ano da altura, que não sei por onde anda. Baltasar(filho), aí onde estejas e se me leres, estás intimado: daqui a 2 anos tens de aparecer!)
Para além da Profª Adelaide Salvado, sapiente oradora, bem conservada, também oraram aqueles que na altura já o faziam, dirigindo-se à massa estudantil.
Depois, uma ida às Docas. Sim, Castelo Branco actualmente também tem umas Docas, mas secas. Aí, até apareceu uma cigana, de mão estendida a pedir, a Fernanda Cigana, a mesma carinha, o mesmo gesto, ... e o Zito, a dar a moedinha.
Por volta das 19h30, ala para a República.
Jantar magnífico, com sopinha, 2 pratos (peixe e carne) e sobremesa e, o Boavista a dar nas orelhas àqueles caragos. 9 mesas redondas, com 9 Amigos em cada mesa.
Por volta das 00h30 do dia de hoje, vamos à dança, que a alma tinha de acabar com o esqueleto.
E a Lurdes, levou uma música compactada, daquele tempo (nada de música paradinha - ai o "Hotel Califórnia", que durava quase 5 minutos, ai, ai, ...), que 15 a 20 Amigos saltaram para a pista e, ... por mim foi até às 03h50 e tal.
Faltaram Amigos, sempre faltarão. Mas, aqueles que já não podem mesmo comparecer, a esses eu perdoo. Mas há ainda tantos que podem, e já não vejo há 33 anos.
Em conversa com o Arlindo, fez-me recordar o Francisco Silva (Chico). Sei que enveredou pela vida militar! Chico, onde estiveres, se me leres, diz qualquer coisa, para combinarmos a próxima ida.
A próxima Comissão está já eleita, por unanimidade e aclamação. Ouvi dizer que o próximo encontro vai ser "bombástico". Dos membros que formam a dita Comissão, há lá autênticas bombas. Espero, pelo menos, ter o prazer de mais um dos colegas de Liceu da altura vir a reencontrar e, se na altura frequentasse o 5º ano, tanto melhor.
No próximo encontro, o 25 de Abril coincide com um SÁBADO! Querem melhor?
Forte abraço,
Moisés Rodrigues

2 Comments:

Blogger António Cruz said...

Olá amigos

Foi com desgosto que tive hoje conhecimento que tinha havido mais um encontro de alunos de 74. Há dois anos atrás ainda tiveram o cuidado de contactar mas este ano ...

domingo, maio 06, 2007  
Blogger milai crespo said...

Pois em 2007 tentei colocar um comentário porque só me apercebi que tinhamos sido da mesma turma ao ler o teu texto (incrível) e não durante a confraternização e isso porque te referiste ao Baltazar, porque na minha memória o teu nome desapareceu e obviamente que após tantos anos fisicamente não te podia reconhecer e continuo a não conseguir visualizar-te na minha memória (sabe-se lá porquê)talvez porque só devemos ter sido da mesma turma no 5ºano, apesar de as minhas recordações dessa turma serem de a mesma ser muito coesa. Lembro-me tb do Chico e tantos outros e outras que nunca mais vi, nem sequer nestes encontros. Quem sabe este ano..
Pode ser que tenhamos alguma oportunidade de conversar no encontro deste ano.
Milai

quarta-feira, abril 15, 2009  

Postar um comentário

<< Home